Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - PUC - RIO GRANDE DO SUL - Fluxos de Energia e Matéria - Níveis de Organização em Ecologia - Controle Biológico (Ecologia) - Nichos Ecológicos Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Fluxos de Energia e Matéria
  • Níveis de Organização em Ecologia
  • Controle Biológico (Ecologia)
  • Nichos Ecológicos
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2008)Número Original: 17Código: 12961

Verão

Fluxos de Energia e Matéria Níveis de Organização em Ecologia Controle Biológico (Ecologia) Nichos Ecológicos Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Exibir texto da questão

As relações bióticas são essenciais ao processo de regulação das populações. As interações entre os elementos de uma comunidade constituem o resul- tado de milhares de anos de evolução biológica, com os diversos elementos relacionando-se reciproca- mente. A capacidade de suporte é um atributo do ecossistema, relacionado à densidade máxima sus- tentável de espécies que compartilham o uso de al- gum recurso limitante. A teoria da exclusão competi- tiva nos diz que quando duas espécies competem com grande sobreposição de nicho, aquela espécie que apresentar alguma vantagem competitiva, por pequena que seja, irá gradativamente aumentar a sua densidade, em detrimento da outra. Depois de algum tempo, apenas uma das espécies competido- ras permanecerá presente no ecossistema. Os pre- dadores são importantes nesta equação, pois, man- tendo as populações de presas em densidades abai- xo da capacidade de suporte, permitem a coexistên- cia das espécies competidoras. Um elemento estra- nho ao sistema, como uma espécie exótica, traz um novo desafio às espécies preexistentes, podendo até mesmo extinguir localmente uma espécie nativa. Ambientes de alta diversidade biológica, no entanto, oferecem menor oportunidade para o estabelecimen- to das espécies exóticas. Considerando as informações presentes no texto acima, é INCORRETO afirmar: A) As comunidades biológicas constituem o resul- tado de milhares de anos de evolução. Relações bióticas tais como predação, competição, entre outras, são essenciais a este equilíbrio. B) Acapacidade de suporte informa, em função da limitação de recursos naturais, a densidade máxima de uma determinada espécie que o ambiente é capaz de manter. C) Pet Shops vendem animais de diferentes regiões brasileiras, ou mesmo de países distantes. Soltar um destes animais no ambiente representa uma ameaça às comunidades naturais. D) Comunidades com grande diversidade biológi- ca, como a floresta amazônica, são mais vulne- ráveis à introdução de espécies exóticas, pois a espécie introduzida terá facilidade em encontrar recursos pouco explorados pelas espécies locais. E) A preservação de espécies predadoras é funda- mental para a manutenção da diversidade bioló- gica, pois, ao retirar-se o predador de um ecossis- tema, pode-se também perder algumas de suas espécies-presa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2010)Número Original: 17Código: 12565

Verão

Cadeias Alimentares Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
Exibir texto da questão

INSTRUÇÃO: Para responder à questão , consi- dere a figura abaixo, a qual representa parte dos organismos que constituem uma comunidade e as inter-relações existentes. Qual das possibilidades apresentadas abaixo possui um efeito mais provável na promoção do aumento na população de graxains? A) A redução da população de corujas. B) O aumento da população de gaviões. C) O aumento da população de onças. D) Aredução da vegetação. E) A redução da população de pássaros.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2012)Número Original: 18Código: 12174

Verão

Cadeias Alimentares Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2012
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2012
Exibir texto da questão

“Isso é terrível. Se o plâncton entrar em greve, isso vai destruir toda à cadeia alimentar.” O termo Cadeia Alimentar é corretamente definido como A) “Transferência cíclica de nutrientes entre produ- tores, consumidores e decompositores, na qual o fluxo de energia aumenta a cada nível. B “Um ciclo trófico constituído pelos seres produ- tores capazes de sintetizar matéria inorgânica, a partir de substâncias minerais, e de fixar a energia” ¢ “Expressão das relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, onde há uma transferência de energia no sentido dos produto- res para os consumidores”. D) “Ciclo da matéria que parte de organismos autotróficos para níveis inferiores (herbivoros, camivoros e decompositores), que define como a energia é totalmente consumida" E) “Grupo de níveis hierárquicos que classifica os organismos como produtores, consumidores e decompositores com base na forma como eles obtêm energia da matéria inorgânica".


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2009)Número Original: 19Código: 12749

Verão

Nichos Ecológicos Relações Ecológicas (Biologia) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
Exibir texto da questão

Introduzidas pelo homem em locais estranhos à sua distribuição geográfica original, as espécies exóticas invasoras se estabelecem no novo hábitat e proliferam drasticamente, provocando sérios problemas para a biota nativa. Essas espécies — dentre as quais desta- cam-se o rato (Rattus rattus) e o gato (Felis catus) — apresentam potencial para |. atuar como predadoras de espécies nativas. I. servir como vetores de doenças que afetam a fauna e os seres humanos. 1 competir com as espécies nativas por recursos. IV. causar prejuízos de bilhões de dólares, decor- rentes da ação dessas espécies e também do combate a elas. Estão corretas as afirmativas A) Ile Ill, apenas. B) |, Ile lV, apenas. C) | llle IV, apenas. D) Il, Ile lV, apenas. E) 1,l,Melv.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2011)Número Original: 14Código: 12488

Inverno

Controle Biológico (Ecologia) Engenharia Genética Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
Exibir texto da questão

A dengue é uma doença transmitida pelo mosqui- to Aedes aegypti representa um dos principais pro- blemas de saúde pública do mundo, especialmente em paises tropicais como o Brasil. Por meio de mani- pulação genética, a empresa britânica Oxitec desen- volveu uma população de mosquitos machos de Aedes aegypti com um gene modificado que produz uma pro- teina que mata a prole do cruzamento com fêmeas selvagens. Os machos deste mosquito transgênico, quando liberados no meio ambiente, copulam livre- mente com fêmeas selvagens. Os descendentes des- ses acasalamentos herdam a proteina letal, morren- do ainda na fase de larva ou pupa. A liberação conti- nua e em número suficiente desses insetos trans- génicos no meio ambiente deve afetar a população de mosquitos selvagens. A primeira liberação experimen- talna natureza desses animais no Brasil foi aprovada em dezembro de 2010 e deverá ocorrer no município de Juazeiro, Bahia. Somente os mosquitos fêmeas picam o ser humano, transmitindo a doença. Os mos- quitos transgênicos machos não vivem muito tempo fora do laboratório, pois eles somente sobrevivem en- quanto recebem o antibiótico tetraciclina. Sem esse antídoto, que reprime a síntese da proteina letal, eles morrem em pouco tempo. (Pesquisa Online FAPESP, Nº. 180, 2011) Qual das afirmativas abaixo descreve o efeito espera- do do mosquito transgênico na população de mosqui- tos selvagens e no controle da dengue? A) A população de mosquitos fêmea deverá aumen- tar, pois mais mosquitos machos estarão dispo- níveis para acasalar. B) A manipulação genética dos mosquitos fêmea impede que o vírus da dengue seja transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti C) Atransmissão da dengue será reduzida devido à morte dos mosquitos machos, causada pela au- sência de tetraciclina no ambiente. D) A cópula dos machos transgênicos com as féme- as selvagens leva à morte das fêmeas e à redu- ção na população de mosquitos. E) A população de mosquitos selvagens será redu- zida a um nível abaixo do necessário para trans- mitir a doença.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?